Poderá ingressar com o pedido de Visto de Residência no seu país de origem, geralmente o pedido é feito no Consulado Português.
Não, A competência de emissão de visto de residência é das representações diplomáticas.
Caso encontra-se em Portugal, poderá iniciar junto a AIMA o processo de legislação através da manifestação de Interesse.
O Visto D1 é uma categoria específica de visto de trabalho em Portugal destinada a estrangeiros que possuem uma oferta de emprego no país. Este visto permite que trabalhadores treinados se mudem para Portugal para exercer atividades profissionais.
O Visto D2, também conhecido como o Visto de Empreendedor ou o Visto para Trabalhadores Independentes, é destinado a estrangeiros que desejam estabelecer ou investir em um negócio em Portugal ou trabalhar como profissionais autônomos.
O Visto D3 é uma categoria específica de visto em Portugal destinada a profissionais altamente qualificados, especialmente aqueles em áreas de alta demanda.
O Visto D4 é destinado a estrangeiros que desejam estudar em Portugal. Esta visto permite que estudantes internacionais se matriculem em instituições de ensino superior portugueses e permaneçam no país pelo período necessário para concluir seus estudos.
Atualmente pode ser aplicado por estudante de (Ensino Técnico, Ensino Superior, Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado).
O Visto D7 é muito conhecido como o visto para aposentados, no entanto, é uma das categorias de visto mais vastas, e que podem ser aplicadas a uma grande gama de casos:
Aposentados ou pensionistas;
Pessoas que vivem de rendimentos;
Proprietários de bens imóveis em aluguel;
Pessoas que detem empresas ou investimentos;
O visto nômade digital é destinado a quem deseja trabalhar remotamente ou freelancers que vivam e trabalhem legalmente em Portugal.