Entrou em vigor no Brasil a exigência de visto para entrada de cidadãos dos Estados Unidos, Austrália e Canadá no país, medida que deveria ter sido aplicada a 10 de fevereiro, mas que sofreu um adiamento.
O Ministério das Relações Exteriores frisou em janeiro que a prorrogação da entrada em vigor das novas regras tinha como intenção a conclusão do processo de implementação do sistema e evitar problemas em período próximo à alta temporada de viagens de fim e início de ano visando garantir uma introdução segura para a medida, sem consequências para o setor de turismo.
A exigência de vistos para turistas desses três países foi anunciada em maio de 2023. Em setembro de 2023 o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, afirmou que o país estava disposto a negociar a isenção de visto com os países envolvidos caso os mesmos aplicassem o conceito de reciprocidade.
“Ou seja, o país que aceitar que os brasileiros viagem sem visto físico, daremos a mesma vantagem”, afirmou.
O Japão também constava nessa lista de países cujos turistas precisariam pedir visto de entrada, mas em agosto passado foi alcançado um acordo com o Brasil para isentar os cidadãos de ambos os países de vistos em viagens de curta duração.
Por: Executive Digest com Lusa